Conteúdo do curso
MODULO 4- PÃES CLÁSSICOS INTERNACIONAIS: PÃO ÁRABE PITTA E PIZZA NA PEDRA
0/2
PADARIA II – Técnicas Avançadas da Padaria Internacional

Trabalho Prático aula 16, Padaria Nível 2

Nesta aula você aprenderá a elaboração das figacitas de manteiga e do pão de gergelim.

A Figacita de manteiga é um pão tradicional argentino. Pelo seu formato é ideal para fazer sanduíches. Pode-se abri-lo ao meio, sem o uso de faca.

Por outro lado, sendo um pão de crosta muito macia, pode ser consumido até 4 dias após a compra, desde que esteja bem armazenado.

No caso do pão de gergelim, como todos os pães aromatizados, é importante ter em conta que as sementes que se adicionam, devem ser colocadas em uma segunda parte do amassado, para não quebrar a cadeia de glúten. Ao conter uma grande quantidade de gergelim, este pão tem aroma a frutas secas, lembra ao sabor das avelãs e nozes, além de ter notas terrosas. É um pão ideal para acompanhar com fríos e queijos fortes.

FORNO E ACABAMENTO: FIGACITAS DE MANTEIGA
Cozinhar a 180 graus por 15 a 20 minutos (dependendo do tamanho das figacitas de manteiga e da altura delas). Quando saem do forno, podem ser pinceladas com um pouco mais de manteiga derretida para realçar o sabor dos pães e deixar uma crosta um pouco mais tenra e saborosa.

FORNO E ACABAMENTO: PÃO DE GERGELIM

Cozinhar a 180 graus por 15 a 20 minutos, desde que se respeite o mesmo peso em todos os pães. Para um melhor cozimento, recomenda-se sempre que os pães nunca ultrapassem as 50 gramas de peso, por unidade. Para obter uma cor um pouco mais dourada, podem ser adicionados ao preparo cerca de 10 a 15 gramas de extrato de malte, o que fará com que a caramelização dos açúcares (reação de Maillard) seja mais profunda.

Rolar para cima